As nossas idades

 De manhã, surgiu uma questão durante a reunião em conselho:

"Ainda não fizemos o mapa dos nossos anos! Como no ano passado!" (J.)

Foi proposto que fizéssemos essa descoberta numa das nossas tardes. E quando chegou a altura, à volta da mesa, fomos propondo estratégias para resolver o problema:

"Podemos mostrar os dedos da mão, assim (mostrando três dedos). Eu tenho 3 anos" (B.)

"Assim não pode ser porque não ficamos a saber. E temos de fazer o mapa novo!" (M. e J.)

Fomos ver o mapa dos anos do ano passado e percebemos que teríamos de fazer o nosso retrato para colar no sitio que tem os anos que temos. E com a ajuda uns dos outros fomos (re) construindo o mapa.

     




"No jardim de infância, a aprendizagem das crianças requer uma experiência rica em matemática, ligada aos seus interesses e à vida do dia a dia, quando brincam e exploram o seu mundo quotidiano." O jardim de infância " (...) deverá proporcionar experiências diversificadas e desafiantes, apoiando a reflexão das crianças, colocando questões que lhes permitam ir construindo noções matemáticas e propondo situações problemáticas em que as crianças encontrem as suas próprias soluções e as debatam com as outras." (OCEPE, 2016, p.74)

Comentários