Ouvimos uma história muito engraçada: És mesmo tu?
"É a aventura da Inês e da sua bota." (AV)
"É uma aventura com mistério porque ninguém sabe onde está a bota." (D.)
"Andam todos à procura dela e ninguém sabe onde ela está." (A).
Gostamos tanto da história que quisemos fazer o reconto e o seu registo.
Começamos por desenhar a parte da história, ou a personagem que mais gostamos.
Depois, com a ajuda de todos, fomos recontando a história e fizemos o registo sob a forma de um trajeto: "É o caminho que fizeram desde a escola até encontrarem a bota." (AC). "E todas as personagens que encontraram." (M).
"O contacto com a escrita tem como instrumento fundamental o livro. É através dos livros que as crianças descobrem o prazer da leitura e desenvolvem a sensibilidade estética. As histórias (...) são um meio de abordar o texto narrativo que (...) suscita o desejo de aprender a ler." (OCEPE, 2016, p.66).
A narração de histórias e o seu reconto são práticas de extrema importância para o desenvolvimento da linguagem na criança. Quer pelo seu caracter lúdico, quer porque possibilitam à criança reconstruir a realidade contada, organizar sequencialmente a narrativa ouvida, distinguir entre o essencial da história e o prescindível, conversando e debatendo com as outras crianças e respeitando a opinião de todas, contribuindo assim para o desenvolvimento da memória, atenção e concentração da criança.
Comentários
Enviar um comentário