Desde a chegada da Pipoca à nossa sala, o interesse pelas tartarugas é muito. Pesquisámos sobre este animal e descobrimos muitas características que não conhecíamos...
"Nascem de ovos como os crocodilos" (M.)
"E têm uma pele dura e com escamas como eles." (A.C.)
Com todas as descobertas que fomos fazendo, decidimos construir um livro sobre tartarugas. Mas, surgiu um problema....
"Há duas espécies de tartarugas diferentes: a que vive na terra e a que vive no mar. Não podemos por as duas misturadas no livro porque elas são diferentes." (A.V.)
"Temos de fazer dois livros, um para a tartaruga da terra e outro para a do mar." (A.C.)
Durante a conversa, decidimos ver a enciclopédia onde pesquisámos, para perceber como tinham sido organizados os diferentes animais.
"Olha, nesta página têm escrito o nome dos animais e aqui (apontando) tem um número." (A.C.)
"Deve ser a página onde estão porque o livro tem números aqui nas páginas" (A.V.).
Fomos verificar e a A.V. tinha razão. Vimos como se fazia e decidimos organizar o nosso livro da mesma forma.
Nas comunicações contámos ao resto do grupo o que tínhamos descoberto.
Aprendemos que a isto se chama um índice e ajuda a organizar diferentes temas num livro. "E ajuda a encontrar o que queremos mais depressa" (D.).
No processo de aprendizagem das crianças, é importante que esta tenha "contacto com a metodologia própria das ciências para fomentar nas crianças uma atitude cientifica e investigativa. Esta atitude significa seguir o processo de descoberta fundamentada que caracteriza a investigação cientifica." (OCEPE, 2016, p.86).
Comentários
Enviar um comentário