Este Blog...


Este blog pretende registar a caminhada de uma comunidade de aprendizes, na educação pré-escolar.

Pretende, ainda, ser um meio de comunicação e partilha de todas as experiências, descobertas, questões, vivências e aprendizagens que vão sendo realizadas numa sala de jardim de infância.

Segundo as Orientações Curriculares (documento oficial que rege a educação pré-escolar), "O desenvolvimento e a aprendizagem da criança ocorre num contexto de interação social, em que a criança desempenha um papel dinâmico (...)", sendo "(...) sujeito e agente do processo educativo."(pg. 9).

Assim, neste inicio de ano, queremos construir juntos um espaço educativo desafiante, um ambiente motivador, que conduzam as crianças à construção de conhecimentos, onde assenta todo o processo educativo. Como? Pelo brincar que "(...) é a atividade natural da iniciativa da criança, que revela a sua forma holistica de aprender." (OCEPE, 2016, pg. 10).



Por agora, a sala está apenas "arrumada"... ainda não se sente o envolvimento do grupo, a imaginação e criatividade das crianças e o empenhamento de todos na realização das suas propostas. Comecemos, então, a caminhada...

Comentários

Enviar um comentário