O contexto educativo

 Durante estas primeiras semanas, estivemos a explorar a sala, o que existia nela e o que poderíamos lá fazer. Em pequenos grupos, fomos partilhando atividades que tínhamos realizado, memórias de outras que algumas das crianças tinham feito no ano anterior e até propostas para novas atividades. Isto acontece num espaço comum muito importante que existe na nossa sala: a mesa grande. É aqui que nos reunimos todos os dias, no inicio para planearmos o que queremos fazer e no final do dia para avaliarmos o que fizemos.


É aqui que são conversadas as propostas de organização da nossa vida em comum:

"Temos de combinar o que temos para fazer hoje. E temos de falar quem é que vai fazer!" (A.)

"E temos de saber onde podemos brincar. E quantos meninos podem estar em cada área porque se vão muitos vai haver muita confusão como ontem." (AC)




"Agora já sabemos onde podemos brincar!" (J.)

"Também temos de marcar a presença para sabermos quem vem à escola e quem fica em casa. É para podermos escrever o número de meninos que almoçam e levar à C." (D.)

"E falta pôr aquele mapa onde escrevíamos o nosso nome quando queríamos contar alguma coisa importante aos outros meninos quando chegávamos à escola." (J. e M.)

"Temos de mudar todos os dias o calendário para sabermos qual é o dia em que temos de marcar a presença e para podermos escrever a data nos nossos trabalhos." (J.)





E os instrumentos de regulação que apoiam a nossa gestão enquanto uma comunidade vão aparecendo. E o grupo vai ficando mais autónomo e solidário. É o nascer de uma comunidade de aprendizes.






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