O nosso primeiro projeto: o nevoeiro.

Aprender significa observar e explorar...

Aprender significa tentar e errar...

Aprender significa voltar a fazer...

Aprender significa manusear materiais e experimentar e criar...

Aprender significa partilhar e explicar...

Aprender significa comunicar...


A C. partilhou com o grupo o que observou a caminho do jardim de infância:

"Hoje há uma coisa cinzenta no ar que não se vê nada. É nevoeiro!" (C.)

"Esta sua curiosidade (...) e interesse por explorar, questionar, descobrir e compreender (o mundo que as rodeia) enraíza-se na curiosidade natural da criança e no seu desejo de saber e compreender porquê."(OCEPE, 2016, p.85)

Assim, partindo do que as crianças já sabem e aprenderam nos contextos em que vivem, são encorajadas a  construir as suas teorias e conhecimentos acerca do mundo que as rodeia e a pesquisar para construir novos conhecimentos. Envolvem-se em projetos de pesquisa com os seus pares para aprendem em interação.(OCEPE, 2016)

Depois de uma conversa em grupo, foram levantadas duas questões: o que era o nevoeiro e de que era feito. Procurámos a resposta em livros da nossa biblioteca e registámos o que aprendemos.






"O trabalho entre pares e em pequenos grupos, em que as crianças têm oportunidade de confrontarem os seus pontos de vista e de colaborarem na resolução de problemas ou dificuldades colocadas por uma tarefa comum, alarga as oportunidades educativas, ao favorecer uma aprendizagem cooperada em que a criança se desenvolve e aprende, contribuindo para o desenvolvimento e para a aprendizagem das outras."(OCEPE, 2016, p.25).


No final da pesquisa, comunicámos ao resto do grupo o que tínhamos descoberto. 

No final da comunicação, o B. questionou o grupo pois não percebia como a água se transformava em nuvens e em nevoeiro. Foi preciso fazer uma experiência para entendermos o fenómeno da evaporação.





"O grande desafio das sociedades actuais, onde as diferentes instituições de ensino desempenham um papel importante, é formar cidadãos capazes de analisar criticamente as situações que os afectam de forma mais ou menos próxima. Compreender várias alternativas e ponderar os efeitos que se podem antever permite o comprometimento com a solução mais equilibrada do ponto de vista da sustentabilidade, que deve ter em consideração não só os aspectos técnicos, mas também os sociais. (Pereira, 2002). (...) Inicialmente, através do seu brincar e, posteriormente, de forma mais sistematizada quando acompanhada pelo adulto, a criança vai estruturando a sua curiosidade e o desejo de saber mais sobre o mundo que a rodeia." (Despertar para a ciência, 2009).

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