Uma história e... uma gincana

 Esta semana ouvimos uma história:


"É a história de um urso... e de um menino..." (G.)

"É a história em que eles vão brincar juntos." (B.)

"É um urso polar! Porque é branco e mora na neve. Ele mora no Pólo Norte que é muito longe." (D.)

"Então... se calhar, esta história é da viagem que ele faz desde o Pólo Norte até à casa do menino." (AC.)

Contámos a história: Somos Amigos? E a história falava sobre a amizade e sobre as atitudes que temos com os outros quando somos amigos.

Mas a proposta da Viagem do Urso continuava a ser falada e...

Mas, se fosse a viagem do urso, como seria essa viagem?

"Ele passava pelo mar dos peixes..." (J.)

"E fugia de um tubarão..." (B.)

"E atravessava um muro e uma montanha." (Mar e M.)

"E depois, atravessava uma ponte até chegar a casa do menino." (A.)

E, juntos transformámos esta viagem numa gincana que fizemos à tarde.





Estas atividades físicas devem ter como base o "jogo (que se) constitui um recurso educativo. (...) e tem em conta os interesses, motivações e propostas das crianças. (...) permitindo que a criança invente os seus movimentos, tire partido dos materiais, coloque os seus próprios desafios e corra riscos controlados que lhe permitam tornar-se mais autónoma e responsável pela sua segurança." (OCEPE, 2016, p.44).

Comentários

Enviar um comentário