Quem é o mais alto da nossa sala?
Esta pergunta andava já a ser feita desde o inicio da semana. Assim, combinámos na reunião, que poderíamos guardar as tardes de quarta-feira para as nossas descobertas matemáticas. E assim foi...
A curiosidade era grande e a expectativa maior:
"Quem pensam que vai ser o mais alto? E o mais baixo?"
"Eu sou alto." (DK.)
"O mais alto é o D." (M.)
"A mais baixa é a M." (A.)
A pares, ou em pequenos grupos, fomos registando as nossas alturas numa folha de papel que a Adelaide colou na porta da sala.
"Afinal, o mais alto é o R." (M.)
"E o G. que são do mesmo tamanho." (J.)
"E a mais baixa é a A. Já não é a M." (A.V.)
"E eu e tu somos do mesmo tamanho (olhando para o M.)". (D.)
O processo de aquisição do conceito de medida é gradual, leva tempo. Por isso, as atividades relacionadas com medir e comparar são essenciais neste processo já que a comparação directa é a base de todas as atividades de medição. E no final, poder aferir se as hipóteses levantadas são verdadeiras, ou não, são parte essencial da construção do pensamento cientifico.
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