Estivemos a ler poesia.
"Tem umas palavras engraçadas. Parecem iguais."(A.C.)
"Devem ter letras iguais, eu acho." (J.)
"Eu sei que são rimas! Disse a minha irmã." (M.B.)
Falámos sobre o que eram rimas e pesquisámos no dicionário: repetição do mesmo som no fim de duas ou mais palavras. (in dicionário da Língua Portuguesa)
"Podíamos fazer rimas com os nossos nomes. Era engraçado." (A.C. e J.)
E foi o que fizemos.
"A aprendizagem (da linguagem) baseia-se na exploração do caracter lúdico da linguagem, no prazer em lidar com palavras, inventar sons e descobrir as relações." (Silva, 1997, p.67). Ao brincar com as rimas, as crianças exploram os fonemas e brincam com os sons das palavras, num desafio cognitivo.
Não é, apenas, do desenvolvimento da linguagem que estamos a falar, mas também do desenvolvimento da criatividade e de uma crescente consciência de que somos autores. Construímos o nosso livro das rimas do nome.
Comentários
Enviar um comentário