O contexto educativo

 Desde o inicio do ano, andamos a organizar as áreas da nossa sala para podermos conhecer e saber o que lá podemos fazer. Mas como este é um ano atípico, foram necessárias outras preocupações: "temos de lavar as mãos muitas vezes..." (A.V), ".. e temos de desinfetar as mãos com álcool-gel que está na sala." (J.). E para ajudar, combinámos quantos meninos poderiam brincar em cada área para "não estarmos todos uns em cima dos outros que não dá para brincar." (M.B.).



Toda esta organização foi negociada em reunião de conselho, à volta da nossa mesa grande, onde partilhamos, planeamos e avaliamos o que acontece na sala. Foi num destes momentos que combinámos as tarefas da sala para que todos possamos participar na gestão diária da sala. 



Também combinámos as regras da sala para "sabermos o que temos de fazer na sala para todos podermos brincar muito bem, sem aleijar os outros e sem estragar as brincadeiras." (J. e D.)

Por fim, organizámos a nossa semana e o que gostaríamos de fazer em cada dia. Organizámos a Agenda Semanal pois queríamos um dia para fazer ginástica e música. "E um dia para fazer experiencias novas"(D.).


Segundo Zabalza, a rotina é uma estrutura pedagógica organizadora que permite que o educador promova atividades educativas diferenciadas e sistemáticas de acordo com as experiências que quiser colocar em prática, além daquelas que surgem naturalmente. (1992, p.195).

A rotina diária e semanal ajuda a estruturar a vida do grupo, a organizar os tempos, a fazer acontecer atividades diferentes e a fazer aparecer novas propostas. É a evolução de uma comunidade de aprendizes.

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