Quantos rapazes há na nossa sala?

 A questão surgiu durante a reunião da manhã, enquanto conversávamos sobre quem ainda não tinha chegado ao jardim de infância:

"Só temos rapazes na sala? As raparigas são poucas..." (J.)

"Não é nada. Somos muitas." (A.C.)

"Eu acho que há muitas raparigas mas há mais rapazes... para aí mais uns 10..." (M.)

Decidimos que podíamos descobrir quantos somos. Mas como? "Cada um faz o seu retrato e depois colamos os rapazes de um lado e as raparigas no outros e depois contamos quantos estão de um lado e quantos estão no outro." (D.)

Foi o que fizemos.


No final...

"Há mesmo mais rapazes do que raparigas na nossa sala." (M.)

"Mas são só mais 6 rapazes. Há 7 raparigas e há 13 rapazes." (D. e A.V.)

"Na vida do jardim de infância surgem muitas oportunidades de recolher, organizar e interpretar dados quantitativos a partir de situações do quotidiano e da realização de experiências e projetos." (OCEPE, 2016, p.78).

Comentários

Enviar um comentário