O arco-íris

O M.B. fez uma proposta ao grupo, em reunião de planeamento:

"Gostava de fazer a experiencia do arco-íris, a que fizemos a ano passado na rua" 

Todos concordámos com a proposta e, à tarde, levámos o material para o recreio e experimentámos fazer o arco-íris.

"Precisamos de sol e por isso tem de ser na rua." (C.)

"E o espelho é para agarrar o raio de sol e ele passar na água. Como se fosse a chuva." (J. e D.)

"E temos de ter uma taça com água para pôr a água." (M.B.)

No exterior, colocámos todos os materiais e realizámos a experiência. E fizemos aparecer o arco-íris.


"O arco-íris aparece porque o raio do sol (que o espelho apanha no ar) passa na água e separa-se nas cores que são.... (contando) acho que são ..." (A. V. e C.)

Como estava difícil de perceber quantas cores apareciam, tivemos todos juntos a descobrir quais eram e quantas eram. No final registámos as descobertas.



Sabemos que as atividades cientificas no jardim de infância têm um papel essencial para o desenvolvimento da literacia cientifica na criança. O registo da experiência "contribui para a organização do pensamento, a sistematização dos conhecimentos e superação de dúvidas que tenham permanecido (...) para que as crianças se habituem a refletir e a pesquisar, sendo agentes ativos na construção do seu próprio conhecimento." (in Ciência na educação pré-escolar, p.88)

Comentários

Enviar um comentário