Organização das atividades

 "A sala do jardim de infância é um local de experiências individuais e coletivas, sendo um laboratório de aprendizagens por excelência." (Sampaio, M. 2009).

A escolha das atividades que queremos fazer é uma rotina que acontece diariamente na nossa sala. Depois de conversarmos, em reunião, sobre o que há para fazer naquele dia, cada um planeia o seu dia e quer e tem para fazer. Essa escolha é registada no mapa de escolha e avaliação das atividades.

E, durante a manhã, sozinhos, a pares ou em pequenos grupos envolvemo-nos no desenvolvimento dessas atividades, muitas vezes apoiando esse desenvolvimento em debates e trocas de ideias com os outros, sobre como se faz, que materiais usar ou se está (ou não) acabado.



E, no fim da manhã, partilhamos com os outros o que estivemos a fazer, comunicando todo o processo que vivemos para desenvolver a atividade.


"A organização do trabalho dentro da sala (...) é de extrema importância (...) para o desenvolvimento social, cognitivo e moral das crianças e (...) o envolvimento de cada criança e de todos na planificação do currículo permite levar a cabo projetos de que se gosta mais e aferir a falta daqueles em que houve menos envolvência." (Sampaio, M. 2009).

Como afirma Sérgio Niza, "A produção de produtos culturais e a sua mostra e utilização (...) emprestam dimensão ética à aprendizagem escolar. Torna-se, assim, público, negociável e solidário o resultado do trabalho de aprender." (2001)

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